segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Transcrição: conceitos

A palavra "transcrição" é usada pela genética molecular para designar o processo pelo qual uma fita de RNA (àcido ribonucléico) é produzido através de uma fita molde de DNA (àcido desoxirribonucléico). Este processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase, que é responsável pela adição de nucleotídeos à cadeia em formação. Também participam deste processo os fatores de transcrição, que rompem as ligações de hidrogênio presentes na molécula de DNA, abrindo-a e possibilitando a síntese do RNA com base na complementaridade das bases nitrogenadas da fita molde (como é possível verificar na imagem ao lado).

Diferente do DNA, o RNA não possui em seus nucleotídeos a base nitrogenada timina. Em seu lugar é possível observar a presença de uma outra base, a uracila. Desta forma, a síntese da nova molécula não se dá através do pareamento de adenina com timina, e sim de adenina com uracila. Já citosina e guanina são complementares da mesma maneira que ocorre no processo de replicação do DNA.


As imagens utilizadas nesta explicação foram retiradas do site: Biologia Cesar e Cezar - Editora Saraiva, que possui material de apoio disponível para docentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário